Cuidar dos seus funcionários é essencial para que a empresa prospere. Por isso, é fundamental investir em métodos que auxiliem a evitar riscos no trabalho e garantam um bem-estar maior para os colaboradores. Dessa forma, eles estarão mais saudáveis e dispostos para botar a mão na massa. Uma das maneiras de fazer isso, é por meio da saúde ocupacional. 

Este é o ramo da medicina que vai ajudar com os exames obrigatórios e outros cuidados médicos que devem ser feitos pelos seus funcionários. É muito importante que a empresa invista na saúde ocupacional e na segurança, pois mostra a valorização do bem-estar dos seus colaboradores. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre a relevância dessa área e alguns de seus benefícios.  

Saúde Ocupacional: para que serve? 

A saúde ocupacional é um ramo da medicina que trabalha diretamente com empresas de pequeno, médio e grande porte. Os profissionais dessa área realizam consultas e exames para verificar a saúde dos trabalhadores. Os médicos atuam na prevenção de doenças e problemas ligados ao trabalho, podendo ser físicos ou mentais.  

Sempre que uma pessoa entra ou sai da empresa, retorna ao trabalho depois de um afastamento ou muda de função, ela precisa fazer uma nova série de exames para saber se está tudo bem com a sua saúde. Esses procedimentos também devem ser realizados a cada ano que o funcionário passa na empresa. Assim, os empregadores terão uma noção de como anda o físico e mental de seus colaboradores, podendo usar essas informações para implementar novas regras ou condutas na firma. 

Benefícios de investir na Saúde Ocupacional 

Investir nesse setor pode ser muito benéfico, não só para os seus trabalhadores, como para a sua empresa. Por isso, separamos algumas das vantagens de garantir a saúde ocupacional na sua firma. Confira: 

1. Redução ou eliminação de acidentes de trabalho e doenças – Previne os riscos relacionados à saúde física. Além de ficar a par sobre a situação mental dos seus empregados. 

2. Diminuição dos custos da empresa – Com o investimento na saúde ocupacional, a companhia consegue, a longo prazo, economizar uma grana, porque elimina custos com licenças médicas e indenizações por acidentes, já que está se prevenindo de problemas de saúde e promovendo mais bem-estar aos seus funcionários. 

3. Evita o risco de multas e processos trabalhistas – A saúde ocupacional é um direito do funcionário, defendido pelo Ministério do Trabalho, caso não haja esse benefício e a pessoa sofra um acidente, ela pode entrar na justiça contra a empresa. Investindo nesse setor, a firma evita esses processos vindo dos trabalhadores, além de impedir que sejam multados e penalizados pela própria fiscalização do governo. 

4. Melhora a imagem da empresa – Com o investimento na saúde dos seus trabalhadores, a empresa consegue mais prestígio por parte dos clientes e um melhor posicionamento no mercado, já que ela mostra uma preocupação maior com todos os seus colaboradores. 

5. Aumenta a motivação e produtividade da equipe – Um ambiente seguro e saudável proporciona um senso de confiança e pertencimento aos trabalhadores, fazendo com que todos se sintam mais motivados e, consequentemente, sejam mais produtivos. 

Invista na Saúde Ocupacional com a JRB 

Agora que você entendeu a importância de investir na saúde ocupacional, é hora de mudar os hábitos da sua empresa e contratar esse benefício para os seus colaboradores. Entre em contato com a JRB, para fazer o seu orçamento, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.