Ter um plano de saúde empresarial é um diferencial competitivo que traz vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa. Enquanto o colaborador usufrui de todos os benefícios de uma assistência médica de qualidade, a empresa tem um aumento na produtividade e uma redução de atestados e afastamentos.

Mas podem surgir desafios para algumas organizações, especialmente as de médio e grande porte, na hora de gerenciar o investimento desse benefício com a verba disponível.

E uma maneira de minimizar esses gastos excessivos é incentivando o bom uso do plano de saúde na empresa.

Abaixo criamos uma lista de boas práticas que podem te ajudar nesse trabalho de conscientização.

 

Ensine sobre o funcionamento da rede de saúde

Quando esclarecemos todos os procedimentos do plano de saúde aos empregados, como indicações para atendimento ambulatorial, processo de autorização de procedimentos e condições de pronto-atendimento, conseguimos diminuir significativamente o uso inadequado do mesmo.

 

Implemente uma cultura de cuidado com a saúde mental

Um dos muitos impactos causados pela pandemia do COVID-19 foi o aumento de distúrbios como ansiedade e depressão, e doenças laborais como a Síndrome de Burnout que impacta diretamente no desempenho do trabalhador causando estresse e esgotamento físico elevados.

Por esse motivo é importante investir em ações que promovam o cuidado com a saúde mental como consultas frequentes com psicólogos, estimular a atividade física através de exercícios laborais, ter canais ativos de feedback e promover treinamentos periódicos com a liderança da empresa.

 

Estimular a qualidade de vida na empresa

Promover ações direcionadas aos cuidados preventivos com a saúde e estimular a qualidade de vida são formas de incentivar a equipe a se cuidar e assim contribuir para a diminuição na procura por serviços médicos.

Existem algumas estratégias que ajudam a fomentar o cuidado com a saúde como por exemplo parcerias com academias para conseguir descontos aos funcionários, criação de grupos de corrida ou futebol, palestras sobre saúde, organização de cafés da manhã nutritivos entre outras ações.

 

Reforce as boas práticas quanto ao uso do pronto-socorro

Muitas pessoas não utilizam o convênio de forma adequada, pois não sabem como agir em certas situações e acabam exagerando no uso do pronto atendimento sem uma real necessidade. Essa prática impacta diretamente no reajuste dos preços na hora da renovação do contrato.

Uma solução para controlar essa questão é ajudar a entender o objetivo do pronto atendimento, pois ele é voltado a urgências e emergências, casos que precisam de intervenção rápida. Explique sobre os riscos e oriente a prevenção com consultas periódicas para que o uso desse tipo de atendimento seja feito da maneira correta.

 

Conclusão

Oferecer esse tipo de benefício é bom para a empresa e para os colaboradores, mas existem desafios na hora fazer o gerenciamento do mesmo. Explicar sobre o funcionamento do benefício contratado e adotar uma cultura de cuidado com a saúde são práticas que irão minimizar os gastos excessivos na sua empresa.

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